E, o que é a poesia?

 Já passou o Dia Mundial da Poesia, 21 de março, e para que serve este dia? Não fala de nenhuma causa social ou ambiental. Vou guardar todas as perguntas, para um dia encontrar resposta.

Há dias viajava de carro na autoestrada – serena e disposta a deixar o tempo passar- e assisti ao nascer do Sol. “Que poético!”, exclamei, mas onde estão os versos? Como boa viagem de automóvel, tem o seu tom introspetivo e pensava sobre estas perguntas: o que é a poesia? A vida pode ser poética? Claro que as pessoas que viajavam comigo não estavam certamente sintonizadas com a minha linha de pensamento.

Ao poeta é lhe dada a capacidade da dor fazer cor, mas por vezes nem todas as pessoas conseguem entender. E, será que só em palavras temos poesia? Vi o sol, sinto o vento e as emoções e isso é poético; e não estão verso nem preocupados com silabas métricas ou figuras de estilo.

Se resumirmos a poesia a recursos linguísticos, nitidamente, tornar-se-á pouco cativante. Todavia se virmos a poesia como um rio que oxigena a nossa alma, procurávamo-la avidamente. Mas parece que uma neblina nos congestiona a nossa perceção e não nos deixa beber desta fortuna. Igualmente, não quero ver a poesia apenas como algo extraordinário e engenhoso com as palavras. Se a vida alguma vez for poética e pelo desfrutar do cotidiano: sol, vento, tempo, natureza e tudo o que clame na nossa alma.

Talvez o Dia Mundial da Poesia, sirva para que todos tenham forma de encontrar o poeta da sua alma. O poeta é aquele que com a sua inquietude vê que a vida é poética e quer desassossegar para que todos a sintam.

1 comentário: